TPM - Causas, tipos e sintomas

Durante o ciclo menstrual, diversas alterações hormonais ocorrem no corpo feminino e geram mudanças físicas e emocionais. Ao todo, a medicina listou 150 sintomas que variam de mulher para mulher e de ciclo para ciclo. Desde um desejo aumentado até a depressão, a Tensão Pré Menstrual (TPM) está longe de ser ''frescura'' e precisa ser observada quando os sintomas começam a atrapalhar a vida.

Os hormônios envolvidos no ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona, que costumam oscilar muito neste período e levar a verdadeiros altos e baixos físicos e emocionais no corpo da mulher. O estrogênio tem a função de estimular o desenvolvimento mamário, preparar o corpo durante a gravidez, proteger as células nervosas e determinar a distribuição de gordura no corpo, ao passo que a progesterona prepara o endométrio para a gravidez e atua ainda na menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fecundado.

Fisicamente, a TPM pode causar dor de cabeça e dor muscular, retenção de líquidos, inchaço, ganho de peso, mamas doloridas e tontura, por exemplo. Já emocionalmente, os sintomas podem envolver irritabilidade, ansiedade, hostilidade, insônia, pânico, instabilidade emocional, crises de choro, depressão e até mesmo ideias suicidas.

 

Tipos de TPM

TIPO A - A TPM do tipo A está relacionada à ansiedade devido à queda do estrogênio, responsável por baixar o estresse e liberar adrenalina e cortisol. Os sintomas associados são: ansiedade, insônia, tensão, alterações de humor e irritabilidade.

TIPO C - Relacionada à compulsão alimentar, faz com que a mulher tenha compulsão por comer comidas gordurosas e doces. O desejo tem explicação na compensação da sensação de prazer no cérebro, que está afetada pela oscilação hormonal.

TPM D - Este tipo de TPM tem a ver com sintomas depressivos causados pela queda de serotonina, que ocorre devido à oscilação hormonal. Os sintomas envolvem baixa autoestima, sensações violentas, memória e concentração afetadas e raiva sem razão.

TPM H - A TPM ligada à hidratação causa retenção de líquidos e tem por consequência ganho de peso, sensibilidade das mamas e inchaço abdominal, das mãos e pés.

TPM O - A TPM O é assim classificada devido ao termo ''outros'', referente aos demais sintomas que envolvem o período, como: náuseas, acne, reações alérgicas, cólicas e urina frequente.

 

Fatores de Risco

Os fatores de risco da TPM são: idade, uma vez que os sintomas ficam mais intensos com o passar do tempo; histórico familiar; problemas psicológicos, como ansiedade e depressão; estresse; sedentarismo; ingestão de cafeína em abundância e uma dieta com ausência de magnésio, cálcio e vitamina B6.

 

Prevenção

Não existe prevenção para a TPM, mas alguns hábitos podem ajudar a amenizar seus sintomas:

- Ter uma dieta equilibrada à base de proteínas, frutas, legumes e latcínios com baixo teor de gordura;

- Ingerir menos chocolate, cafeína, alimentos muito salgados e evitar o álcool;

- Fazer pelo menos 2 horas de exercícios por semana.