
Embora sejam classificadas como doenças das vias aéreas superiores e apresentem sintomas parecidos, a rinite e a sinusite se diferenciam em muitos aspectos. Podem estar relacionadas entre si, já que um quadro de rinite é um facilitador ao desenvolvimento de sinusite, porém algumas características são determinantes para o diagnóstico diferencial entre as duas patologias.
A rinite diz respeito à inflamação da mucosa do nariz, podendo ser consequência de alergias (rinite alérgica) ou de infecções por vírus. Os sintomas envolvem coceira no nariz, congestão nasal, secreção clara e fluida (coriza), espirros, lacrimejamento e tosse seca.
A sinusite, por outro lado, é uma inflamação dos seios da face devido à sua obstrução pelo acúmulo de muco, estando associada a infecção bacteriana. Esta inflamação causa dor de cabeça e dor na face irradiada para a arcada dentária, além de halitose, obstrução nasal, distúrbio de olfato, distúrbio do paladar, tosse geralmente produtiva com expectoração amarelo esverdeada e/ou febre. A secreção da sinusite é esverdeada ou amarelada, enquanto a da rinite é incolor.
O diagnóstico diferencial entre rinite e sinusite é feito através da avaliação médica – geralmente por um otorrinolaringologista - na qual serão analisadas as características da secreção nasal, a garganta e o ouvido e a história clínica da doença com os sintomas referidos. O profissional médico optará ou não pela realização de exames complementares de imagem, como Radiografia da Face ou mesmo Tomografia Computadorizada da Face.
Com relação ao tratamento, a utilização de antibióticos e corticoides se faz necessária para os casos de sinusite, enquanto que para a rinite, consiste no uso de anti-histamínicos, descongestionantes nasais, corticosteroides orais ou tópicos e imunoterapia. A imunoterapia submete o paciente ao contato com a substância alérgena em pequenas doses, estimulando a sua dessensibilização, até que não haja mais reação alérgica. Para o melhor controle da Rinite Alérgica, a higienização do ambiente em que o paciente está inserido é essencial.
Prevenção
Algumas atitudes podem auxiliar na prevenção da rinite e sinusite, como:
- Evitar ambientes com poeira, ácaros, pelos de animais e qualquer outra substância com alto potencial alérgeno. A poluição do ar e o fumo também irritam as vias áreas;
- Não manipular o nariz com o dedo, devido ao risco de infecção por conta dos micro-organismos presentes nas mãos;
- Reforçar o sistema imunológico com alimentos adequados e vitaminas;
- Imunizar-se contra a gripe, principalmente se fizer parte de um grupo de risco.