Hora de cumprir as promessas de mais saúde

Todo início de ano traz uma chance renovada de adquirir bons hábitos, mais saudáveis e positivos. A atividade física, por exemplo, projeto muitas vezes adiado, está entre essas medidas importantes. Pode ser apenas uma caminhada com regularidade. O hospital Brigham and Women’s, de Boston, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa durante 10 anos em que foram analisadas 650 mil pessoas, para saber que impacto teriam as atividades físicas na longevidade humana. Constatou-se, então, que mesmo pequenos exercícios geram benefícios, independentemente do peso de cada um. Segundo o estudo, caminhadas de 75 minutos por semana acrescentam 1,8 ano de vida. Já 150 minutos por semana geram 3,4 anos a mais, enquanto 450 minutos representam 4,5 anos.

Comer com sabedoria, não por uma questão estética, mas sobretudo de saúde, deve ser o segundo item da lista. Todos sabem que é preciso consumir frutas, verduras e legumes, além de dar preferência a carnes magras e evitar o excesso de sal e açúcar. Novidade para a maioria das pessoas é saber que se pode ter acesso facilmente à composição dos alimentos, sem que seja preciso procurar informações nos rótulos, para garantir a ingestão do que realmente se necessita.

Exercícios e boa mesa são promessas que merecem ser cumpridas, com o suporte de profissionais de saúde.

Atividades indicadas para a terceira idade:

 

  • Caminhada

  • Natação

  • Hidrogisnástica

  • Musculação especializada

  • Dança

  • Pilates

É importante que o idoso, antes de iniciar qualquer atividade física, faça avaliação com o seu médico, que indicará a atividade mais adequada para o seu perfil.

Podcast