Quem se cuida aproveita o melhor da vida

Amadurecer aproveitando o que a vida tem de bom a oferecer, junto com a família, é o desejo de todos. Para isso, contudo, é necessário cuidar da saúde desde sempre – a partir da primeira infância, com as vacinas, até a terceira idade, mantendo-se permanentemente ativo. Veja que atitudes podem ser decisivas, ao longo da vida, para que isso aconteça.

VACINAÇÃO

siga o calendário de vacinação oficial, imunizando bebês, crianças, adolescentes, adultos e pessoas de 60 anos ou mais. Há vacinas indicadas para cada fase da vida, como aquelas que protegem contra gripes e são especialmente indicadas para a terceira idade.

ATIVIDADE FÍSICA CONSTANTE

Exercícios, com orientação médica, fazem bem para o corpo e a mente, pois além dos benefícios para o sistema cardiorrespiratório e para a musculatura, a atividade física feita de forma sistemática melhora o humor e a autoestima.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

sabemos bem como comer com sabedoria, informação sobre isso não falta, mas não custa repetir. Frutas, verduras, legumes e carnes magras devem ser a prioridade, enquanto gorduras, açúcares, embutidos e refrigerantes precisam ser evitados. Beber muita água faz toda a diferença, assim como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.

CONSULTAS PREVENTIVAS

As consultas médicas e odontológicas preventivas são a maneira mais eficaz de evitar doenças e tratá-las em seu início, quando as chances de cura são maiores e as consequências, menores. Campanhas como Outubro Rosa, que alerta para os riscos do câncer de mama, e Novembro Azul, sobre os riscos do câncer de próstata, são exemplos disso.

LAZER E FAMÍLIA

O foco no trabalho é muito importante, mas o tempo para o lazer e para a dedicação à família favorecem de forma decisiva o equilíbrio do organismo e a harmonia nas relações, inclusive no próprio ambiente de trabalho.

TABAGISMO

Fumar é um dos piores hábitos que uma pessoa pode ter. Além da relação entre cigarro e diversos tipos de câncer, o tabagismo está ligado diretamente a doenças cardiovasculares, entre outras, e deve ser combatido de todas as formas.

 

indução de qualidade