Saúde alerta sobre violência contra a pessoa idosa

Em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção da Saúde, promoverá ações que fazem parte do 2° Mobiliza.
O movimento visa chamar atenção para as violências que podem praticadas contra os idosos e que são caracterizadas como física, sexual, financeira, comportamental ou emocional.

Toda suspeita ou confirmação de violência e/ou maus tratos contra a pessoa idosa pode ser levada ao conhecimento de um profissional de saúde na Unidade Básica de Saúde ou hospital mais próximo.

O profissional de saúde que atender a vítima ou a pessoa que realizou a denúncia deverá ouvir atentamente e em seguida preencher a Ficha de Notificação Compulsória.
Após isto, deverá tomar as devidas providências, encaminhando o caso para outros órgãos competentes, se necessário, mantendo o sigilo profissional e a não identificação da pessoa, caso ela não queira ser exposta.

Nesse momento o profissional de saúde tem um papel fundamental que é acolher, notificar e cuidar do idoso, além de fazer o encaminhamento a profissionais como psicólogos, médicos e outros. A participação e envolvimento da família pode contribuir para amenizar danos e traumas provocados pela violência ou maus tratos sofridos.

Para a técnica da área do Idoso da Secretaria de Saúde, Wanira Britto, a violência contra a pessoa idosa, em todas as suas formas, tem se apresentado cada vez mais como cenário preocupante, tendo em vista que ela é considerada problema de saúde pública no mundo e vem aumentando em decorrência do aumento populacional e da longevidade.

"Estamos vivendo cada vez mais, entretanto, é necessário atentar para o fato de que aliado ao envelhecimento populacional deve ser agregada uma melhor qualidade de vida, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e sem violência", destacou.
 

Disque 100:

O disque 100 é também uma ferramenta de denúncia de casos de violência contra a pessoa idosa.

Segundo dados do Disque 100, em 2014 foram registrados 91 denúncias de maus tratos idosos no Tocantins, enquanto em 2015, foram 77 denúncias.

Em todo o Brasil o levantamento do Disque 100 aponta que 77,66% são casos de violências ocasionadas por negligência, 51,7% violência psicológica, 38,9% abuso financeiro/econômico e violência patrimonial e 26,46% violência física.
 

Sobre a data:

O dia 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização Contra a Pessoa Idosa, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de prevenção á Violência á Pessoa Idosa. 
A data busca sensibilizar a sociedade a lutar contra esse tipo de violência.
 

Saiba mais sobre os sinais de violência:

  • Físicos: quedas e lesões inexplicáveis, queimadura e hematomas; cortes;marcas de dedos ou evidências de dominação física; higiene pessoal precária.
  • Comportamentais e emocionais: Medo; problema do sono, confusão; apatia retraimento ou depressão; Guga do contato do familiar ou cuidador; isolamento social por outras pessoas.
  • Sexuais: Queixas de sido sexualmente agredido; comportamento sexual inadequado a pessoa idosa ou com a personalidade anterior; sangramento vaginal ou anal inexplicável; infecções genitais recorrentes.
  • Financeiros: Atividades suspeitas em conta de cartão de crédito ou retirada de dinheiro incomuns; assistência à saúde e cuidados básicos incompatíveis com a renda e os bens da pessoa idosa.


Fonte: Conexão Tocantins

Podcast