Agosto Dourado: amamentação é a base da vida

"O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança" (Ministério da Saúde, 2015)


O mês de agosto vem nos lembrar do alimento mais completo que um ser humano pode ter acesso nos primeiros anos de vida: o leite materno. Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a campanha Agosto Dourado incentiva a amamentação. E a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade deste leite.

"Hoje temos estudos que relacionam a amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê com o aumento da sua inteligência e a prevenção de várias doenças, inclusive a leucemia. O leite materno contém linfócitos e imunoglobulinas que ajudam no sistema imune da criança ao combater infecções e protegendo também contra doenças crônicas e infecciosas, e ainda promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança", esclarece Sávio Barros, gerente de Saúde PASA e pediatra.

Mesmo com a introdução da alimentação complementar após o sexto mês, a amamentação e o leite materno continuam a ter vantagens para a criança e para a família. Cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente devido o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mê. Como reforça Barros: "Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. O leite materno continua sendo o ideal para o bebê e mantém a mesma função: oferecer vitaminas, energia, nutrientes, anticorpos. A introdução de outros alimentos tem a função de fazer com que o bebê comece a se habituar com outros sabores, outros cheiros, outras texturas".


Por isso, amamente o quanto puder.
Se não for possível, converse com a(o) sua(seu) pediatra para saber qual a melhor alternativa.

 


Até quando amamentar?
O Ministério da Saúde recomenda o leite materno até os 2 anos de idade, sendo exclusivo nos primeiros seis meses

Alimento nutritivo
O leite materno é a via de entrada para nutrientes e anticorpos

Saúde da criança
Previne a criança de contrair doenças respiratórias, alergias e diabetes tipo 2

Saúde da mãe
Reduz as chances de a mãe desenvolver câncer de mama, câncer de ovário e osteoporose


 

PASA
O melhor cuidado com o máximo de carinho

 

Inovação Podcast