Variante Ômicron e H3N2 apresentam sintomas similares; saiba mais

O terceiro ano de pandemia do coronavírus no Brasil começou com um aumento significativo no número de casos registrados. O maior motivo é a variante Ômicron. Descoberta em novembro de 2021 na África do Sul, ela se espalhou pelo mundo em poucos meses devido ao seu alto grau de contaminação.

Porém, outro vírus tem circulado com relativa facilidade no país: a H3N2, uma variante do vírus Influenza A, a gripe. Seu período de incubação é de três a cinco dias, mas pode haver casos assintomáticos.

Ambos os vírus causam sintomas respiratórios, que se concentram principalmente nas vias aéreas superiores (nariz e garganta). Por isso, se o paciente apenas apresentar sintomas que são comuns aos dois casos, somente um teste poderá dar o diagnóstico correto.

Porém, com a alta demanda por testes de COVID-19 nos últimos dias, já há desabastecimento de insumos em vários lugares. A preferência atual é para pessoas com sintomas graves, e somente com pedido médico. Clique aqui para saber como proceder.

 

Veja os sintomas mais comuns de cada um deles:

H3N2

COVID-19

A variante Ômicron
pode provocar também:

Febre alta (acima de 38º)

Dor de cabeça

Dor de garganta

Espirro

Tosse

Coriza

Calafrios

Cansaço excessivo

Náusea

Vômito

Diarreia

Febre

Dor no corpo

Dor de cabeça

Fadiga muscular

Perda de olfato e paladar

Tosse

Diarreia

Dor de garganta

Nariz entupido

Problemas estomacais

 

Caso você esteja com alguns deles, entre em contato com os nossos serviços de atendimento online, permaneça em repouso e observe a evolução:

 


Doutor PASA

A equipe do Doutor PASA está preparada para responder a todas as dúvidas sobre o coronavírus e qualquer outra questão de saúde.

Canais de contato:
WhatsApp: https://bit.ly/DrPasa
Telefone: 08000 260 911

O serviço está disponível 24 horas, sete dias por semana, em todos os seus canais de atendimento. Não há cobrança de coparticipação pelo atendimento.


Einstein Conecta

Acesse o Einstein Conecta e realize a sua consulta sem necessidade de agendamento com a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein. São médicos generalistas 24 horas por dia e pediatras das 10h às 22h, sem cobrança de coparticipação.

Saiba mais detalhes, inclusive como se cadastrar e se conectar para uma consulta, clicando aqui.


 

Esteja sempre atento aos sintomas considerados graves (falta de ar, perda de apetite, confusão, dor persistente ou pressão no peito, alta temperatura (acima de 38°C), saturação de oxigênio no sangue < 95%), nesses casos procure atendimento presencial no pronto-socorro mais próximo.

Recomendamos também o isolamento domiciliar. Permaneça em casa por sete dias a contar do início dos sintomas, ou até a melhora do quadro.



Prevenção ainda é um ótimo remédio

Pelo fato de ambos serem vírus respiratórios, continuam valendo as medidas de prevenção de desde o início da pandemia: evitar aglomerações, distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel.


Evite também consultas e exames não urgentes neste momento.

 

Vacinação salva vidas

Para evitar sintomas graves e internações em unidades de saúde, é muito importante que todos estejam com a vacinação em dia, tanto a da COVID-19 quanto a da Influenza. Verifique na sua cidade onde elas estão sendo aplicadas e não perca tempo nem saúde: imunize-se já!

 

Fonte:
Ministério da Saúde


 

Inovação Podcast