Dia Mundial de Combate à Aids: informação também é proteção

A conscientização sobre a prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e das outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é o objetivo da campanha Dezembro Vermelho. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde para dar sequência às ações do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro.

O PASA se junta à esta causa lembrando que a proteção mais efetiva é a informação correta e segura.
 
 
Conhecendo a Aids
A Aids é a evolução da doença causada pelo vírus HIV. O sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças, é atingido/atacado por este vírus. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus se multiplica dentro dessas células até rompê-las e depois vai em busca de outros linfócitos para continuar a infecção.
O HIV é transmitido a partir de algumas secreções do corpo e sangue infectados, podendo ser por:

– Relações sexuais sem camisinha;
– Compartilhamento de agulhas e seringas;
– Transfusão de sangue contaminado;
– Transmissão vertical (da mãe infectada para o bebê).



Tratamento
A terapia antirretroviral é o nome do tratamento para portadores do HIV. O paciente precisa tomar um coquetel de remédios por toda a vida. Eles possibilitam uma vida longa e saudável à pessoa. 

Quando seguida corretamente, a terapia antirretroviral é capaz de reduzir a quantidade de HIV no corpo, a ponto de o HIV não aparecer em exames de sangue que o portador do vírus deve realizar regularmente. Isso diminui a chance do HIV (+) desenvolver Aids e transmitir a doença para outra pessoa. Por essa razão, o tratamento deve ser feito sem interrupções. Também é importante fazer exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação balanceada. 



Preconceito também ajuda a adoecer
Por conta da desinformação, esses pacientes ainda sofrem muito preconceito. Uma pessoa soropositiva em tratamento consegue ter uma vida ativa como a de qualquer outra. Como todas as pessoas, ela precisa de oportunidades, afeto familiar e apoio psicológico.


Prevenção sempre
O número de infecções por HIV aumentou nos últimos anos, pois as pessoas estão se sentindo seguras com os remédios existentes. Porém, é importante ressaltar que ainda não há cura nem uma vacina para erradicar o vírus.



Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. Mas elas também podem ser transmitidas por contato de mucosas ou pele com secreções corporais contaminadas.


A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST cura a maioria delas, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. Uma pessoa com alguma IST tem mais chance de pegar o HIV se tiver alguma relação sexual sem preservativo com alguém soropositivo. Se perceber coceira, vermelhidão, odor estranho, feridas, gânglio ou corrimento nos órgãos sexuais ou ardência ao urinar, procure um médico o mais breve possível. Ele saberá fazer o diagnóstico e dar as orientações corretas. O diagnóstico precoce é muito importante para sua proteção. Não precisa ter vergonha!


Principais IST:

– Herpes genital;
– Cancro mole (cancroide);
– HPV;
– Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
– Donovanose;
– Gonorreia e infecção por Clamídia;
– Linfogranuloma venéreo (LGV);
– Sífilis;
– Infecção pelo HTLV;
– Tricomoníase.



Prevenção das IST
Assim como no caso do HIV/Aids, as relações sexuais (orais, anais e vaginais) protegidas são o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST.
 
Informe-se também sobre as vacinas que estão disponíveis nos postos de saúde, como as contra a Hepatite B e o HPV.



Precisa de ajuda?

Se tiver qualquer dúvida sobre o HIV, IST ou qualquer outra doença ou sintoma, entre em contato com Doutor PASA.

Uma equipe especializada disponível 24 horas, sete dias por semana, vai te dar as primeiras orientações sobre o que deve ser feito. Escolha o melhor canal de contato para você:

WhatsApp: https://bit.ly/DrPasa
Telefone: 08000 260 911


E se você está passando por um tratamento de saúde e precisa de apoio psicológico conte com o Psicologia Online


O serviço está disponível para os usuários PASA dentro do aplicativo Saúde PASA. Basta acessar o menu principal do app e clicar no botão 'Psicologia Online'. Clique aqui para saber tudo sobre como utilizá-lo.





Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/
https://www.conexasaude.com.br/blog/dezembro-vermelho/

 

Inovação Podcast