Tire suas dúvidas sobre o Sarampo

Nas últimas semanas, acompanhamos pelos noticiários que o Brasil passa um surto de sarampo, com um grande número de casos nos estados de Roraima e Amazonas, e outros confirmados no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Pensando nisso, o PASA preparou algumas orientações para que todos conheçam a doença e saibam como se prevenir.  

O Sarampo é uma doença infecciosa e bastante contagiosa. Os seus sintomas variam de febre alta, tosse, coriza e manchas na pele, até a diarreia, pneumonia e em casos mais graves, levar a morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. É importante atentar, pois estes sintomas podem ser facilmente confundidos com os da catapora (varicela) ou rubéola.  

A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, no período de  quatro a seis dias antes do aparecimento de manchas avermelhadas na pele.  

Como se prevenir?  

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. A vacina Tríplice Viral está disponível, gratuitamente, em todos os postos de saúde do país.

Quem pode se vacinar?

  • Crianças a partir de 12 meses de idade – vacinar com 1 dose de Tríplice Viral.
  • Crianças de 15 meses a 4 anos de idade (que já tenham recebido vacina Tríplice Viral) – vacinar com Tetra Viral, que corresponde à 2ª dose de sarampo, rubéola e caxumba e dose única de varicela (catapora).

Para adolescentes e adultos até 49 anos:      

  • Até os 29 anos – duas doses, podendo ser da tríplice ou tetra viral ·        
  • Dos 30 aos 49 anos – dose única, podendo ser da tríplice ou tetra viral

Fique ligado! As crianças de 12 a 23 meses, não deverão ser imunizadas, simultaneamente, com a Tríplice viral e a vacina Febre Amarela. Nesse caso, dar intervalo de 30 dias.

Não devem receber a vacina: ·        

  • Casos suspeitos de sarampo.       
  • Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. (Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegido).         
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos

O adulto que não lembra se foi vacinado pode se vacinar de novo? Há riscos para a saúde?

Se não há comprovação de vacinação nas faixas indicadas, há necessidade de adultos receberem a vacina. Não há risco para a saúde.  

Devo me preocupar? Não. Siga todas as orientações do Ministério da Saúde, verifique se está em dia com a vacina e caso ocorra qualquer sintoma procure um médico rapidamente.  

Dúvidas sobre sintomas ou sobre a vacina? Entre em contato com o Doutor PASA que está disponível para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre saúde aos Associados e usuários dos Planos PASA. O serviço é inteiramente gratuito e atende 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Ligue 08000 260 911.