Vacina contra a dengue só é recomendada para quem já teve a doença

Um estudo recentemente apresentado pela fabricante da vacina contra a dengue Dengvaxia® afirma que pessoas que nunca tiveram a doença podem desenvolver formas mais graves da dengue, caso tenham a doença depois de se vacinar. A conclusão ainda é preliminar, a pesquisa terá continuidade para confirmar esta afirmação.

O estudo observou que as pessoas que não tinham tido contato com o vírus da dengue antes da vacinação acabaram tendo uma manifestação mais grave da doença ao serem picadas pelo mosquito infectado, depois de vacinadas.  A partir disto, foi recomendado que pessoas nestas condições não devem se vacinar.

“Enfatizamos que a vacina em si não desencadeia um quadro grave da doença nem induz seu aparecimento de forma espontânea. É muito importante que todos aqueles que não têm certeza se já tiveram ou não a dengue sejam orientados sobre os riscos e benefícios da vacinação pelo seu médico”, recomenda a médica Paula Campos, da área Normativa do PASA.

Medidas para evitar a picada do mosquito, tais como o uso do repelente, telas, mosquiteiros, roupas compridas, etc., continuam fundamentais.

Podcast