Idosos utilizam a internet cada vez mais

Se o uso da internet por jovens causa preocupação, pelo excesso de tempo gasto, em muitos casos, no mundo virtual, o acesso de idosos a esse universo vem sendo festejado. Em dez anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dobrou o número de pessoas com mais de 60 anos na rede – eram 7,3%, em 2006, e hoje 14,9% da população idosa brasileira utiliza a internet.

Esse acesso gera maior interação social, estimula a atividade cerebral, combate a depressão e o isolamento e permite novos aprendizados. Para pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo, pode ser uma oportunidade de manter amizades e conhecer pessoas. Quem tem parentes em outros estados ou países e nem sempre mantinha contato com eles, em função do custo das ligações, hoje pode interagir sem gastar nada mais com isso.

As vantagens são muitas, mas é preciso ter cuidado, pois o universo virtual também apresenta perigos. Dispor de um programa antivírus sempre atualizado, não digitar dados como senhas em computadores ou celulares desconhecidos e só abrir anexos ou clicar em links de procedência confiável estão entre as medidas preventivas mais importantes. Os bancos devem ser acessados sempre por meio de seus aplicativos, mais seguros.

Com os devidos cuidados e sem abrir mão do calor do contato pessoal, a internet é uma grande aliada em todas as fases da vida.