Incidência de diabetes aumenta e exige novos hábitos

O Ministério da Saúde divulgou em novembro um estudo que mostra o aumento expressivo dos casos de diabetes no país, impactado também por mais pessoas conhecerem seu diagnóstico. Em dez anos, o índice de brasileiros com a doença cresceu 61% entre os maiores de 18 anos que moram em capitais. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apurou que o número de pessoas que dizem saber que têm diabetes passou de 5,5% para 8,9%, de 2006 para 2016. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença, contra 7,8% dos homens.

O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e diminuição da prática de atividade física. De acordo com o estudo, 18% da população das capitais brasileiras consome alimentos doces em cinco ou mais dias da semana. Para combater o problema, o governo e os profissionais de saúde recomendam uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Uma das metas do poder público, nesse sentido, é fazer campanhas para reduzir o consumo de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019, além de ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças.

Quem já tem diabetes, além desses cuidados, precisa fazer o acompanhamento constante da doença e seguir à risca as prescrições médicas, para evitar seu agravamento.

Fonte: Ministério da Saúde

Podcast