Exercite sua memória

O volume de informações a que estamos submetidos diariamente hoje é dezenas de vezes maior do que o de 30 anos atrás. Internet, canais de TV e redes sociais bombardeiam informações a todo momento. Pessoas das mais diversas idades queixam-se de problemas de memória, pois armazenar tudo fica cada vez mais difícil. Primeiro, então, é preciso pensar sobre o que de fato interessa memorizar e lembrar que pessoas descansadas, com boas noites de sono, por exemplo, têm mais sucesso nessa tarefa.

Para estudar, ambientes silenciosos, iluminados e organizados facilitam a apreensão do conhecimento. Fazer uma coisa de cada vez (algo raro atualmente) também é fundamental para a concentração e o entendimento. Beber muita água e consumir alimentos de fácil digestão também são medidas úteis, assim como evitar o consumo excessivo de álcool, inimigo da memória.

Por fim, é preciso exercitar o cérebro. Isso pode ser feito realizando-se tarefas rotineiras de um modo diferente, aprendendo uma nova língua ou a tocar um instrumento.