Cuide bem desse coração

O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, é um ótimo momento para que cada um se lembre do quanto é importante agir preventivamente e se cuidar. Afinal, as doenças cardiovasculares estão entre os principais problemas de saúde em escala global, causando a morte de 17,5 milhões de pessoas por ano no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a entidade, os fatores de risco comportamentais que mais influenciam essa estatística são: alimentação com poucas frutas, legumes e carnes magras, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo abusivo de álcool. Todas de fácil combate, pois dependem apenas de inciativa individual.

Uma dieta colorida, sem exageros, em que haja o consumo de pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia; a prática de 30 minutos de atividade física diária, pelo menos; a redução do consumo de sal; o abandono do hábito de fumar; e o consumo moderado de bebidas alcoólicas estão entre as medidas que só dependem de força de vontade.

Que o Dia Mundial do Coração seja o estímulo para começar!

Podcast