Doenças de Inverno: como evitar?

O Inverno chegou e as temperaturas mais baixas já estão aí. A mudança no clima pode afetar a saúde de gente de todas as idades. Alguns cuidados simples podem evitar alergias, problemas respiratórios, gripes ou resfriados. Para quem sofre com inflamações mais graves, como a asma, os cuidados com a saúde são ainda mais fundamentais para enfrentar os dias frios. Para evitar o agravamento das famosas “ites” do Inverno, entre elas a rinite, a bronquite e a sinusite, o melhor remédio é a prevenção.


Anote algumas dicas para garantir o bem-estar de toda a família.

Fique atento ao calendário de vacinação:
A comunidade deve ficar sempre atenta às campanhas de vacinação no município, que é a maneira mais eficaz para prevenir as doenças.

Evite locais fechados:
 Com as baixas temperaturas, as pessoas têm a tendência de fechar portas e janelas. Fique atento e evite locais assim, sem ventilação. Manter os ambientes arejados, até mesmo no local de trabalho, é fundamental.

Mantenha as mãos higienizadas:
 Lave as mãos frequentemente com água e sabonete, de preferência líquido.

Mantenha o organismo hidratado:
 Sentimos mais sede no Verão, mas é fundamental permanecer hidratando o corpo mesmo com as baixas temperaturas. Com o ar mais seco o consumo de água é essencial. Não esqueça de beber dois litros de água por dia.

Atenção redobrada com alguns objetos:
 A poeira, os fungos e os ácaros são agentes que permitem o aparecimento ou agravamento de reações alérgicas, como é o caso dos espirros constantes e a irritação nasal.
 
Cuide da sua pele:
A pele fica mais seca nessa época do ano. Rachaduras, irritações e alergias são comuns. Por isso abuse dos hidratantes e evite banhos muito quentes.

(Fonte: Sala de Notícia)