Dicas para uma consulta médica produtiva

O diagnóstico obtido a partir de uma consulta médica pode ser mais rápido e exato quanto maior for a confiança estabelecida entre o profissional e o paciente. Há várias questões nesse relacionamento que merecem destaque. Por exemplo: sinceridade é fundamental.

As informações passadas ao médico são sigilosas e levadas em conta apenas para favorecer a definição de um tratamento mais eficaz, sem nenhum juízo de valor. Sintomas, histórico, tudo o que for perguntado deve ser respondido com franqueza, sem exageros nem omissões.

Quanto mais específico o paciente conseguir ser em relação a dores e sensações, melhor.Saia de casa sempre sabendo que medicações utiliza e leve os exames mais recentes.

Tenha, se possível, um médico que o acompanhe ao longo dos anos e conheça suas características, físicas e psicológicas. Pela experiência, esse profissional terá mais condições de avaliar sua saúde com sucesso.

Por fim, cuidado com o dr. Google. Pesquisar na internet é normal, debater com o médico e esclarecer todas as suas dúvidas, também. Mas ele é a única pessoa preparada para fazer o seu diagnóstico e propor um tratamento.