Hábitos saudáveis para uma vida longa e plena

Aqui e em todos os locais em que se busca orientar pessoas sobre sua saúde, a frase “prevenção é o melhor remédio” acaba repetida, por ser, de fato, absolutamente verdadeira. Ao longo das últimas décadas, pesquisas de instituições renomadas concluíram, com base em estudos de pacientes e evidências estatísticas, que quem cuida da alimentação, faz exercícios físicos com assiduidade, administra seus problemas crônicos de acordo com as determinações médicas e se preocupa em manter relações pessoais positivas e harmônicas vive mais e melhor.  

Na prática, isso pode ser realizado da seguinte forma:  

  • Pratique atividades físicas. Natação, caminhada, corrida, musculação, esportes coletivos, sempre com orientação profissional e de forma adequada a sua idade e condição física. Procure algo que lhe dê prazer e vença as resistências iniciais.  
  • Ao comer, dê preferência a carnes magras e frutas, legumes e verduras. Evite excessos de maneira geral, inclusive de sal e açúcar. Mantenha o controle do peso. Parece difícil em um primeiro momento, mas depois se mostra importante até para o humor.
  • Aprenda a identificar relações pessoais positivas e negativas, afastando-se daquelas que não vale a pena preservar e adotando posições que contribuam para o entendimento e a diminuição do estresse diário. Em família, com amigos e no trabalho.
  • Siga as indicações médicas, tomando remédios nas horas certas e respeitando as eventuais limitações impostas a alimentos, por exemplo. E livre-se de vícios!  

Quem se cuida usufrui o que a vida tem de melhor a oferecer.