Cuidados ao pagar boletos bancários

Entre as fraudes mais comuns na internet está o envio de boletos falsos, algo que acontece também com documentos recebidos pelos correios. Muitos trazem instituições sobre as quais nunca ouvimos falar, outros são enviados por estelionatários que se fazem passar por órgãos do governo, como o Detran.

Mas há fraudes mais sofisticadas, como o envio de boletos adulterados de empresas conhecidas pelo usuário. Por isso, tenha muito cuidado ao receber e pagar esses documentos.

Para evitar problemas, confira sempre as informações que estão no boleto, tanto na tela do computador quanto no documento impresso que chega na residência, com os que já foram pagos nos meses anteriores. Valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todos os documentos.

O site do PASA, na área restrita do Associado, possui um certificado digital que garante a autenticidade do acesso e permite a emissão segura de boletos. É importante que o usuário atente ao cadeado verde que aparece antes do https:// no navegador. Também é possível conferir no site, um dia útil após o pagamento, se o boleto consta como quitado.

Além desses cuidados, veja outra dicas úteis:

  • caso seja necessário imprimir um boleto pela internet,
  • atualize sempre o antivírus do seu computador;
  • evite utilizar computadores que você não conhece e redes wi-fi abertas;
  • se identificar erros de português, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie;
  • se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie.
  • o PASA e o banco já têm os dados, por isso nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail;  
  • em caso de pagamento do boleto com suspeita de fraude, o usuário deverá dirigir-se ao estabelecimento em que a operação foi realizada e solicitar informações sobre como proceder;
  • na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o PASA para receber orientações.