Monte uma horta em casa e aproveite os benefícios. Confira nossas dicas!

Quer consumir alimentos mais saudáveis, se conectar com a natureza e ter mais bem-estar no dia a dia? Ter uma horta em casa pode ser a solução! Afinal, pés de legumes, temperos e hortaliças podem ser muito úteis para incrementar suas refeições e ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.

Além disso, cultivar plantas ajuda a relaxar, reduz o estresse e sua beleza ainda é capaz de acalmar os olhos. E mais: plantas podem minimizar alergias, limpam o ar e atuam como umidificadoras naturais, pois liberam gotículas de água em sua transpiração. Se isso ainda não é o bastante, saiba que algumas plantas também têm poderes curativos, como a babosa, por exemplo, que pode aliviar dores de queimaduras e machucados.

Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Que tal aproveitar esta data, e o tempo maior em casa devido ao isolamento social para levar o verde para a sua casa? Confira os pontos mais importantes com os quais se atentar!

Onde cultivar as plantas?

Se você não tem quintal em casa ou mora em apartamento, saiba que isso não é motivo para não ter sua própria horta. Existem diversas opções de vasos, com diferentes tamanhos, formatos, cores e estilos diferentes. Você ainda pode usar embalagens recicladas para isso, como garrafas pet e caixas de leite, por exemplo, assim como fazer uma bela horta vertical. O importante é escolher a opção que têm mais a ver com você e com o ambiente em que a horta será instalada.

Qual o principal cuidado ao escolher o local?

Não importa o lugar onde sua horta será instalada, o único elemento essencial é que ele receba luz solar ao menos 3 horas por dia – seja durante a manhã ou à tarde –, pois isso é essencial para que a planta sobreviva. Varandas, quintais e lavanderias são bons espaços para instalar as plantinhas.

Qual é o melhor substrato?

Ao contrário da terra comum, o substrato é enriquecido com nutrientes favoráveis ao crescimento da planta. Os de alta qualidade contam com matéria orgânica em sua composição e são os mais indicados, pois ajudam as plantinhas a crescerem com saúde. Em lojas especializadas, é possível comprar um substrato já preparado, mas você também pode fazer um preparo caseiro, misturando terra, cal hidratada, adubo orgânico e adubo químico.

Mudas ou sementes?

Para começar a horta, você deve escolher entre sementes ou mudas já formadas. Apesar de ser mais trabalhoso, plantar as sementes traz toda a emoção de ver a planta crescer aos poucos. Por outro lado, as mudinhas vão precisar de menos cuidados. Independentemente da opção que você escolher, confira algumas plantas que precisam de poucos cuidados e são uma boa aposta para os iniciantes:

• Salsinha;

• Cebolinha;

• Hortelã;

• Manjericão;

• Alecrim.

Qual a quantidade ideal de água?

Com a horta pronta, vem a dúvida tão comum sobre qual a quantidade de água na hora de irrigar as plantinhas. Nessa hora, nada de excessos, pois muita água pode causar o apodrecimento das raízes e tirar os nutrientes do substrato. A quantidade e a frequência das irrigações variam, mas o recomendado é usar uma quantidade moderada e fazer isso diariamente ou a cada dois dias. Uma dica é observar o solo: se ele estiver úmido, não precisa colocar mais água no dia.

Se você quer conferir mais sobre os benefícios de cultivar uma horta em casa, acesse o Blog Viva+ e confira um artigo completo sobre o assunto!