
Em dezembro de 2019, na província de Hubei, na China, era registrado o primeiro caso de Coronavírus. Quem diria que, poucas semanas após sua primeira manifestação, esse novo vírus alcançaria países de todo o mundo? Não dá para negar: o Coronavírus e a doença provocada por ele, a COVID-19, mudaram nossas vidas.
Quando falamos em mudanças, não nos referimos apenas às alterações em nossa rotina – apesar de ter sido necessário nos adaptarmos a um dia a dia completamente diferente em meio ao isolamento social. Ao dizer que o Coronavírus mudou nossas vidas, estamos falando de uma mudança mais ampla: a forma de agir e pensar de toda a sociedade.
Sabemos que o desafio ainda não foi vencido, mas em breve esse momento difícil vai passar. Pensando nisso, separamos alguns pontos para começarmos a refletir desde já e nos prepararmos para o período pós-pandemia.
A importância dos familiares e amigos
Você está passando o isolamento em casa sozinho ou com sua família? Seja qual for a resposta, ainda assim há pessoas que você queria ter por perto e foi impedido disso – e a saudade só aumenta.
Pois o Coronavírus chegou para mostrar o quanto os familiares e os amigos são importantes em nossa vida, uma vez que uma simples palavra amiga faz toda a diferença em meio aos momentos difíceis. Quando isso tudo passar, lembre-se de dar ainda mais valor à sua família e às amizades verdadeiras.
A capacitação deve ser constante
Passando mais tempo em casa, muitas pessoas têm aproveitado o período de isolamento para fazer novas atividades, entre elas estudar e fazer cursos online. No cenário de incertezas que possivelmente chegará após a pandemia, isso nunca foi tão importante. Afinal, atualizar seus conhecimentos será necessário para sobreviver no mercado e se adequar a essa nova realidade.
Transformações no trabalho
Trabalhar em casa já era uma realidade para muitas pessoas, mas agora a tendência é que essa modalidade cresça ainda mais. Isso porque a maioria das empresas passou a adotar o home office durante a pandemia, percebendo que é possível manter a produtividade mesmo estando em casa. Portanto, criar um ambiente adequado para fazer suas atividades profissionais em casa pode ser algo imprescindível.
Solidariedade não pode parar
Uma crise como a que estamos vivendo vem forçando a população a se unir e a trabalhar em conjunto em prol da solidariedade, seja em um condomínio, bairro ou empresa, por exemplo. E o mais impressionante: todo o trabalho em equipe, muitas vezes, é feito com cada pessoa em sua casa.
A pandemia de Coronavírus veio para mostrar que nos unirmos e sermos solidários é muito importante, pois muitas pessoas estão em dificuldade neste momento e, quando ele passar, as dificuldades deverão continuar por algum tempo. Assim, é essencial continuar praticando a solidariedade.