
Desde o início da pandemia de Coronavírus e da quarentena, pessoas de todo o mundo têm relatado sonhos estranhos e frequentes durante a noite – sejam eles relacionados à COVID-19 ou não. Há até mesmo sites como o I Dream of Covid (ou Eu Sonho com a COVID), onde as pessoas podem compartilhar seus sonhos. Outra frente de interesse no tema pode ser vista na pesquisa que está sendo realizada pela Universidade de São Paulo (USP), junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para mapear os sonhos durante a quarentena. Você tem tido pesadelos nos últimos dias? Calma: há uma explicação científica para a situação.
Ficar isolado em casa não é fácil, e todos em quarentena entendem bem o quanto é difícil lidar com esse novo cenário. Apesar de imprescindível para evitar a transmissão do novo vírus, o isolamento alterou bruscamente nossa rotina e a sensação de incerteza pode ser constante. Tudo isso, somado a um bombardeamento crescente de notícias sobre a pandemia, faz com que o sono seja afetado e os pesadelos apareçam.
Além disso, sonhos ruins são recorrentes após traumas e tragédias, tanto pessoais quanto coletivas – e é justamente isso o que estamos vivendo. A explicação é que, quanto mais difícil é uma situação e mais ela desafia a rotina, maiores são as chances de que a pessoa sonhe com ela. Ou, nesse caso, tenha um pesadelo.
Há outra explicação para os sonhos incomuns, que está relacionada ao sono REM (ou “movimento rápido dos olhos”, em português). Nesse período, que se repete em ciclos durante a noite, a atividade cerebral se torna similar à de quando a pessoa está acordada, sendo o momento em que os sonhos mais vívidos aparecem. Como todos estão fora da rotina, dormindo mais e acordando sem precisar do despertador, há uma maior ocorrência de ciclos REM durante a noite. Dessa forma, é mais provável que você se lembre do que estava sonhando.
O que fazer para dormir melhor
Situações como insônia, cochilos fora de hora e se sentir cansado ao acordar também estão sendo identificadas nesse momento. Uma pesquisa realizada na China no início de 2020, com 7.200 voluntários, mostrou que uma a cada cinco pessoas relatava ter problemas de sono.
Para dormir melhor durante a quarentena, adotar alguns hábitos ao longo do dia é essencial. Abaixo separamos algumas dicas da Fundação Nacional do Sono:
• Reserve a cama apenas para dormir, associando-a exclusivamente ao sono. Assim, assistir a séries e ler um livro são atividades que devem ser feitas em outro local;
• Se o sono não vier em 20 minutos, nada de ficar se mexendo na cama. Levante e faça algo relaxante antes de tentar dormir novamente;
• Pratique exercícios físicos ao longo do dia e use técnicas de relaxamento, como yoga, meditação e alongamento;
• Tenha uma dieta saudável e evite ingerir café e bebidas alcoólicas, especialmente durante a noite;
• Evite dormir por períodos longos ou curtos demais;
• Controle a quantidade de notícias que você lê sobre o Coronavírus, dando preferência a jornais confiáveis e fugindo de matérias alarmistas.
Por fim, não se esqueça: quando você não fala sobre um problema, a chance é de que ele apareça durante o sono. Portanto, coloque as angústias para fora e converse com seus amigos e familiares – isso vai ajudar a integrar o assunto que o está deixando aflito à realidade e tornar os seus dias mais tranquilos.