Dia Mundial da Hipertensão Arterial: Saiba mais sobre a doença a e como combatê-la!

Quando uma pessoa está doente, o próprio corpo começa a dar sinais de que há algo errado e que é hora de procurar o médico. O problema são as doenças em que geralmente não há sintomas, como é o caso da hipertensão arterial. Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão, se não identificada pelos exames necessários, pode acabar se manifestando por meio de um infarto ou um AVC – sendo, às vezes, tarde demais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil, tendo sido responsável por mais de 300 mil mortes em 2017. Aproveitando que no dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, preparamos este post para que você saiba mais sobre a doença e como prevenir suas complicações. Vamos lá?

O que é hipertensão arterial?

Quando o sangue circula pelo corpo, há uma força sendo exercida constantemente sobre as artérias e veias, chamada pressão arterial. Essa pressão é controlada por diversos órgãos, desde o coração e os vasos sanguíneos até o cérebro e os rins, variando frequentemente. No entanto, algumas pessoas têm sua pressão cronicamente alta, problema conhecido como hipertensão arterial.

Realmente não existe sintomas da doença?

Como abordamos, esse distúrbio geralmente não apresenta sintomas, mesmo quando a pressão está em um nível considerado perigoso – daí a necessidade de estar em contato com seu médico de referência e fazer os exames necessários. No entanto, algumas pessoas sentem dor de cabeça ou no ouvido quando a pressão está muito alta.

Quais são as principais causas da hipertensão?

Entre a maior parte das pessoas que tem hipertensão, as causas são desconhecidas. No entanto, o Ministério da Saúde faz o alerta: o consumo excessivo de sódio (principal componente do sal) é um hábito que aumenta o risco de hipertensão e outras doenças do coração. A obesidade e o tabagismo também representam fatores de risco.

É possível combater a hipertensão?

O Ministério da Saúde recomenda que, para combater a hipertensão, é necessário ter um estilo de vida saudável em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice. Além disso, é essencial fazer os exames indicados pelo seu médico de referência.

Existem outros hábitos que podem prevenir e controlar a hipertensão. Conheça quais são eles:

• Faça exercícios físicos regularmente. Além de trazer benefícios para o seu corpo, essa prática ajuda a controlar a pressão e a reduzir o peso corporal, outro fator de risco para a hipertensão;

• Evite ingerir bebidas alcóolicas;

• Elimine o cigarro de vez de sua rotina – entre os diversos malefícios da nicotina, ela também é responsável pela pressão alta;

• Evite consumir alimentos ricos em sal, pois eles têm um alto teor de sódio. A dica vale desde evitar produtos industrializados (como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, alimentos processados, etc) até deixar de colocar muito sal em sua comida em casa;

• Nada de se estressar – isso pode desencadear diversas doenças, entre elas a hipertensão.