
Quem está em isolamento social desde o início da pandemia de Coronavírus já sabe: ficar em casa por muito tempo não é nada fácil. Agora imagine a situação de quem está em um grupo de risco, como um idoso ou uma pessoa com doença crônica, por exemplo, que deve evitar se expor sob qualquer circunstância. Muito pior, não é?
Se você não pertence ao grupo de risco, que tal praticar a solidariedade e ajudar a quem precisa em sua rua ou condomínio? Com a ajuda do Guia do Vizinho Solidário, divulgada pelo Carrefour, separamos aqui as principais dicas para você. Siga a leitura e saiba como ajudar seus vizinhos durante a pandemia!
Fique à disposição
Se você mora em um condomínio, faça um bilhetinho simples e cole nos elevadores e áreas comuns informando o seu número de apartamento e de celular, colocando-se à disposição para ajudar quando necessário. Vale ainda entrar em contato com o síndico e perguntar se ele conhece alguém que precisa de ajuda.
Já para quem mora em casa, basta fazer o cadastro em uma plataforma digital de ajuda, como a Vizinho do Bem, Ajuda Coronavírus e Helpie. Esses canais são gratuitos e podem ser acessados tanto por quem quer oferecer ajuda quanto por quem precisa de uma mãozinha durante a quarentena.
Evite o contato físico
Na hora de falar com seu vizinho, nada de abraços, beijos e apertos de mão – pelo menos até a pandemia de Coronavírus passar, isso deve ser evitado ao máximo. Acenos, gestos e sorrisos já são suficiente para mostrar a sua gentileza e solidariedade.
Atenção na hora das compras
Se você vai fazer compras para um vizinho, peça a ele para fazer uma lista detalhada com tudo o que precisa. Assim você evita dúvidas e poderá fazer todas as compras de uma só vez.
Além disso, é importante não aceitar o cartão do vizinho ou de outra pessoa, uma vez que o documento é de uso pessoal. O recomendado é que a pessoa dê dinheiro para as compra ou que você utilize o seu próprio cartão, pedindo em seguida que ela transfira o valor para sua conta.
Oriente o vizinho após as compras
Ao entregar as compras ao seu vizinho, lembre-se de orientá-lo a higienizar todos os produtos antes de armazená-los em um local que esteja limpo e desinfetado.
Ajudar as pessoas que mais precisam é um ato de solidariedade, mas você também deve se proteger. Portanto, ao sair de casa, não se esqueça dos cuidados essenciais:
• Use máscara;
• Mantenha suas mãos longe dos olhos, boca ou nariz;
• Mantenha distância de outras pessoas;
• Antes de sair de casa e após voltar, lave bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos.