
Com certeza você já se pegou acreditando ou até mesmo repassando uma fake news, aquelas notícias falsas, publicadas e disseminadas principalmente em redes sociais, com informações erradas que acabam dificultando o trabalho de veículos de comunicação sérios. Durante a pandemia de Coronavírus, elas nunca foram tão perigosas.
Como estamos falando de um vírus até então desconhecido, o medo e a insegurança são constantes, e as Fake News acabam criando uma sensação de pânico e alarme na população. Pior ainda: não é incomum que surjam notícias de novos tratamentos e receitas caseiras contra a COVID-19, que não contam com nenhum embasamento científico e podem acabar colocando em risco a saúde das pessoas.
Para se ter uma ideia, em fevereiro o Ministério da Saúde chegou a receber mais de 300 mensagens por dia em seu canal de WhatsApp usado para apurar informações disponíveis nas redes sociais, o Saúde Sem Fake News. Por isso é tão importante desenvolver estratégias para distinguir uma notícia falsa de uma verdadeira. Quer saber como?
Alguns sinais estão sempre presentes em uma Fake News, como tom conspiratório, alarmismo, fontes desconhecidas, "furos exclusivos" e pedidos para repassar ao maior número de pessoas. Caso perceba alguns desses aspectos, já é bom ficar atento. O ideal é duvidar sempre e procurar checar as informações recebidas em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
Por exemplo: se você recebeu a notícia de um novo remédio contra o Coronavírus, que não conta com a fala de nenhum médico ou cientista e que não foi veiculada em nenhum outro jornal, já pode desconfiar: é Fake News na certa. Para checar se um assunto é falso ou verídico, há diversos canais disponíveis na internet, como o Projeto Comprova, Agência Pública, Aos fatos e Agência Lupa.
Você também pode enviar uma mensagem com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para o Saúde Sem Fake News, o canal de WhatsApp do Ministério da Saúde, pelo número (61) 99289-4640. Assim, o órgão irá confirmar se a informação realmente é verdadeira. Na dúvida, sempre verifique a informação antes de compartilhá-la.
Não se esqueça de que, aqui no Portal Cemig Saúde, divulgamos diariamente as principais novidades relacionadas ao Coronavírus, para que você se mantenha informado e saiba como manter a sua saúde em dia. Portanto, continue acompanhando nossos conteúdos para receber sempre informações confiáveis e seguras!