
Dúvida, ansiedade, medo, alegria... não faltam sentimentos contraditórios quando uma mulher descobre estar grávida. Se esse momento era esperado há muito tempo ou se a gravidez foi totalmente inesperada, não importa – a descoberta é quase sempre um misto de susto e felicidade. Mas, afinal, o que fazer quando a gravidez é descoberta?
O primeiro passo é entrar em contato com o seu médico de referência o mais rápido possível para fazer o pré-natal. Na consulta, a mulher terá sua saúde avaliada e poderá tirar todas as suas dúvidas, como quais são as vacinas necessárias, as formas de lidar com desconfortos como náusea e cansaço e o que fazer para contribuir para o bom desenvolvimento do bebê. Também é no pré-natal que o médico poderá identificar problemas e resolvê-los o quanto antes.
Durante a gravidez, é muito importante ainda que a mulher verifique sempre sua pressão arterial para assegurar a sua saúde e a do bebê, assim como o peso e o Índice de Massa Corporal.
E quanto à alimentação? Se você acha que uma grávida come por dois, é hora de tirar essa ideia da cabeça! Apesar da gestação dar mais fome e fazer com que os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade, comer demais não é nada saudável, pois o sobrepeso da mãe pode causar problemas de pressão, diabetes gestacional e gerar complicações no parto. O ideal é adotar uma alimentação saudável e diversificada, com muitos alimentos naturais. Por outro lado, é importante evitar alimentos gordurosos, chocolate, refrigerante, café, produtos com corantes e adoçantes e pratos muito temperados.
Ao longo de toda a gestação, o apoio do companheiro e de toda a família também é imprescindível. Como a mulher se encontra em um momento tão delicado, o homem e a família devem estar engajados para transmitir tranquilidade, criar vínculos afetivos saudáveis e contribuir para que este momento seja harmonioso e agradável para todos.