Comprovantes para declaração do IR estão disponíveis neste portal

Os comprovantes de despesas para imposto de renda referentes ao Prosaúde Integrado da Cemig (PSI) e do Programa Odontológico (POD) estão disponíveis neste portal.  

No caso dos beneficiários assistidos, o extrato contém informações referentes à contribuição, coparticipação e reembolso. Já no caso dos ativos, constam somente as despesas de reembolso, pois os demais gastos com o plano são disponibilizados no informe de rendimentos fornecido pela patrocinadora.  

Importante: em função da mudança de sistema realizada em 2017, este ano foi necessário dividir os comprovantes por dois períodos. Por isso, fique atento e lembre-se de que é necessário clicar nos dois períodos para fazer a consulta completa.

Comprovante IR-PSI - a partir de Fev.2017

Comprovante IR-PSI - até Jan.2017  

Comprovante IR-POD - a partir de Fev.2017

Comprovante IR-POD - até Jan.2017    

 

Confira como acessar:

www.cemigsaude.org.br >> Área do Beneficiário >> Consultas gerais e comprovantes >> Comprovante IR – PSI ou >> Comprovante IR – POD >> Escolha o período que deseja consultar. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo Fale Conosco disponível em nosso portal ou pelos telefones 0800 0309009 e pelo (31) 3429-5200 – para ligações originadas de celular.

 

Dicas para preenchimento da Declaração de IR

Para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, os beneficiários deverão consultar:  

Comprovante de Despesas para Declaração Anual distribuído pela Cemig Saúde.

  • Comprovante de Rendimentos Pagos e Retenção de Imposto de Renda na Fonte distribuído pelas respectivas empresas e empregadoras e, no caso dos aposentados e pensionistas, pela Forluz.
  • Comprovante de despesas do plano odontológico distribuído pela Cemig Saúde.

É de responsabilidade do beneficiário identificar e lançar corretamente as despesas dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual, conforme orientações obtidas no próprio programa da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Para auxiliar o preenchimento da Declaração, seguem algumas informações:  

Utilizações de Livre Escolha (Reembolso)

No Comprovante de Despesas para Declaração Anual disponibilizado pela Cemig Saúde constam os valores reembolsados pelo PSI ao beneficiário, referentes a pagamentos efetuados a profissionais e estabelecimentos não conveniados. No item Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual deverá constar o valor total pago, conforme recibo, o nome e o número do CPF ou CNPJ da pessoa física ou jurídica prestadora dos serviços que originaram os reembolsos e o valor reembolsado pela Cemig Saúde.

A diferença entre o valor gasto e o reembolsado de cada recibo será considerada, automaticamente, pelo programa da Receita Federal como Dedução de Despesas Médicas.  

Utilizações de Livre Escolha (Reembolso Futuro)

Os valores discriminados como reembolso futuro, que se referem a despesas realizadas em anos anteriores, devem ser declarados de acordo com as informações da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Para outras informações, entre em contato pelo Fale Conosco disponível em nosso portal ou pelos telefones 0800 0309009 ou 3429-5200 (para ligações originadas de telefone celular).  

Saúde