Como aproveitar as festas de fim de ano sem exagerar na alimentação?

O fim do ano é, sem dúvida, uma das épocas mais festivas: Natal, Réveillon, confraternização do trabalho, da Universidade, entre amigos e família. Por isso, é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos com comidas gordurosas, cheias de sal e açúcar, além das bebidas açucaradas e alcoólicas. Geralmente as pessoas culpam as festas de final de ano pelos quilinhos a mais. Mas basta o calendário virar o ano e o verão chegar para todo mundo querer voltar à antiga forma.

Há também aqueles que preferem “aproveitar” as festas de fim de ano para comer tudo o que tem direito e mais um pouco, para no início do ano começar uma dieta. A boa notícia é que é possível cercar-se de alguns cuidados para evitar o prejuízo à saúde e à balança com o acúmulo de tantas exceções na dieta. Não precisamos ser radicais, porém é necessário encontrar estratégias para não abusar das comidas mais calóricas e bebidas, enquanto se degusta de preparações saborosas.

A dica é saber lidar com as tentações, conhecer seus próprios limites e fazer escolhas corretas. Pode-se sim, comer de tudo, mas com moderação, sem abusar na dose. Afinal, é difícil resistir às delícias das ceias de fim de ano.

Aqui vão algumas dicas para não exagerar nas festas e confraternizações de final de ano:

Faça uma alimentação regular nos dias de festa, com café da manhã e lanches saudáveis. Porcione as refeições ao longo do dia, consumindo alimentos mais leves e comendo a cada três horas.

Não fique em jejum o dia inteiro esperando a hora da ceia. Isto irá aumentar sua fome e consequentemente a comer mais.

Escolha os alimentos menos calóricos. Evite as frituras e os petiscos ricos em molhos cremosos. Amendoins coloridos, salaminho, queijos amarelos e azeitonas são ricos em sal e gordura. Prefira o amendoim torrado, peito de peru e os queijos brancos. Nozes, amêndoas e castanhas podem ser consumidas sem exagero. Elas são ricas em antioxidantes e fazem bem ao coração, pois são ótimas fontes de gorduras monoinsaturadas, vitaminas e minerais.

Comece a refeição com um prato de salada caprichado, assim se sentirá mais saciado na hora de consumir os pratos quentes. Dê preferência para carnes magras, grelhadas ou assadas, sem gorduras aparentes (peixes, peru, lombo, tender e chester), tomando cuidado com o excesso de carboidratos quando for montar o prato (arroz, batatas, farofas e massas).

Evite o excesso de sal nos alimentos e substitua-o por temperos naturais: canela, gengibre, pimenta, manjericão, alecrim, orégano, limão, etc. Eles realçam o sabor e não provocam o inchaço que o sódio traz. Além disso, são termogênicos, aumentam a temperatura do corpo e fazem gastar mais energia, o que ajuda a emagrecer.

Na hora da sobremesa, tente escolher de preferência as frutas frescas e secas. Caso opte por um doce, mantenha o controle e nada de exageros.

As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, já que são altamente calóricas. A dica é alternar o consumo com copos de água. Água de coco e sucos naturais também ajudam na hidratação. O vinho tinto é uma boa opção, pois é rico em resveratrol, substância que ajuda a proteger o coração. Muito cuidado com coquetéis, pois utilizam açúcar, leite condensado, licores e álcool, uma combinação extremamente calórica.

Quem toma bebida alcoólica deve se hidratar, tanto durante as comemorações quanto no dia seguinte.

Se exagerar na alimentação, a dica é retornar à rotina alimentar do cotidiano. Iniciar o dia ingerindo bastante líquido ou suco natural, priorizar as frutas, vegetais e carnes magras nas refeições. Além de claro, não se esquecer de se exercitar. O mais importante nessas ocasiões é não ter a comida como foco e protagonista.

Valorize a confraternização, o reencontro, a família e os amigos. Dance, ria e tenha a comida como elemento que completa todas essas sensações gostosas de fim de ano.

Boas Festas!

Fonte: www.resumopb.com

Saúde