Cuidados específicos nas casas previnem epidemia de Dengue

A proliferação do mosquito da dengue é rápida. Os cuidados com a prevenção ainda são a forma mais eficaz para o controle da doença. Como as zonas residenciais são geralmente consideradas mais apropriadas para o depósito dos ovos do Aedes Aegypti, a sociedade tem papel fundamental no auxílio às iniciativas do governo de combate à Dengue.  

Além disso, os ovos são resistentes e sobrevivem por meses. Um reservatório que esteja seco, pode conter o ovo. Ao receber água, o ovo ficará ativo, atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois a três dias. Portanto, a recomendação é eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão.

Para tanto, alguns procedimentos básicos devem ser tomados pela população, tais como:

Lixo (objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.), em saco plástico. Manter a lixeira fechada.

Plantas e Jardins: encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se não colocou areia e acumulou água, lave-o com escova água e sabão. Faça isso uma vez por semana. Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d'água, calhas e lages: mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa fechada adequada, remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água, lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água. Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, entre outros.

Fonte: www.extra.globo.com

Saúde