Lavar as mãos: ato simples previne doenças

 “A doença vai embora junto com a sujeira. Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira”. O compositor Arnaldo Antunes fez uma grande contribuição à saúde pública quando compôs “Lavar as Mãos”. A música, que foi sucesso nos anos 80 no programa infantil Castelo Ra-Tim-Bum, faz um alerta importante para as crianças e adultos: a higienização das mãos deve acontecer diariamente e com frequência.

Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água a baixo a infecção trazida por vírus e bactérias.  

“A transmissão de microrganismos pode acontecer de quatro formas, tanto pelo contato direto, contato indireto, as gotículas das secreções respiratórias ao espirrar ou tossir e mesmo pelo ar. E como nossas mãos estão sempre em contato com o meio ambiente constantemente, elas tornam-se mais vulneráveis à transmissão desses microrganismos”, explica o diretor substituto do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha.

Você sabe lavar bem as mãos? Olha ai um passo-a-passo

• Usar sabão ou detergente;

• Esfregar as palmas das mãos;

• Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;

• Esfregar as pontas dos dedos e as unhas;

• Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.  

Fonte: Blog da Saúde

Saúde