Cemig Saúde realiza mais um rastreamento do Câncer de Intestino

A Cemig Saúde desenvolveu o Programa de Rastreamento de Câncer de Intestino, para beneficiários de 50 a 75 anos. A escolha dos beneficiários para participação no Programa é definida com base em fatores como idade, realização de exames nos últimos anos, entre outros. Para aqueles que se enquadram nesses critérios foi enviado um pedido de Exame de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF). O exame pode ser realizado sem cobrança de coparticipação, em qualquer laboratório da rede conveniada da Cemig Saúde, até 31 de outubro. É necessário apresentar a guia assinada e o documento de identidade.

O Câncer de Intestino é o segundo tipo da doença com maior incidência em mulheres no Brasil e o terceiro entre homens. Em 2016 foram estimados 34.280 casos entre a população, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres. A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável, se detectado precocemente. Por isso, a importância da prevenção, que pode ser feita com atitudes simples do dia a dia, como atividade física, consumo de água e alimentação saudável.

De acordo com a gerente de saúde da Cemig Saúde, Adriana Carneiro, o público alvo da campanha é de mais de 18 mil beneficiários, com idade entre 50 e 75. Segundo a médica, o PSOF é uma ferramenta eficiente de rastreamento do Câncer de Intestino. “Há evidências de que o exame, realizado anualmente, reduz a mortalidade por esse tipo de Câncer em 15 a 33%. A partir do exame de sangue oculto nas fezes, o médico pode identificar a existência ou não da doença, e, com o diagnóstico precoce, há uma chance maior de cura e tratamentos”, explica.

Ela ressalta que o aumento da incidência desse tipo de Câncer se deve, em parte, aos hábitos adquiridos nas últimas décadas, como tabagismo, ingestão de produtos industrializados, sedentarismo e uma dieta pobre em fibras, que são alguns fatores de risco que agravaram os problemas da doença.

Saúde