
Em um ranking dos melhores tipos de arroz para a saúde, os nutricionistas fazem a seguinte classificação: em primeiro lugar, o arroz integral, que mantém os nutrientes e as fibras na casca; na vice-colocação, o arroz parboilizado que, embora passe por um processo de fervimento, mantém os minerais e nutrientes conservados em relação ao arroz branco, que ocupa o último lugar da tabela.
O arroz integral na primeira colocação não é novidade, mas para quem não consegue se acostumar ao sabor e à textura desta variedade, saber que a segunda opção é tão saudável quanto é uma boa notícia.
Esses benefícios foram, inclusive, comprovados em duas pesquisas de doutorado da USP, com um detalhe a mais. Quando comparado ao arroz integral, o parboilizado demonstrou ter um tempo de vida maior. Nutricionalmente, porém, continua em segundo lugar. O integral teria, em média, de acordo com informações da USP, 20% a mais de proteínas e cerca de 2,5 vezes mais fibras que o branco polido, sem falar nos minerais, lipídios e vitaminas.