Os melhores e os piores alimentos para a saúde

De acordo o Ministério da Saúde, há alimentos mais completos, que fornecem nutrientes e que devem ser consumidos, e os que contêm as chamadas “calorias vazias”, ou seja, são ricos em substâncias como açúcar e sal, fornecem energia (calorias), mas que têm pouco ou nenhum nutriente.

 

Os melhores:

1º – Leite materno

É o alimento mais completo e deve ser exclusivo até os 6 meses de idade, depois disso deve ser complementado com outros alimentos.

2º – Ovo

 

Foto: freepik

 

É riquíssimo em nutrientes, possui substâncias antioxidantes que previnem câncer e envelhecimento da visão. A recomendação da nutricionista é em relação ao preparo: de todos os jeitos, menos frito. E, segundo ela, não há estudos que comprovem o consumo de ovo ao aumento das taxas de colesterol.

3º – Coco

Tem acido láurico, que tem ação antimicrobiana. Ele é um antibiótico natural sem efeito colateral. Para se ter uma ideia, o coco tem 47% de ácido láurico enquanto o leite materno tem 19%. Ele Dá plenitude gástrica, saciedade, ajuda na termogênese e no emagrecimento.

4º- Quinoa

Trata-se do melhor alimento vegetal que existe, é rico em ômega 3 e 6, previne doenças cardiovasculares e a ajuda a diminuir o colesterol.

5º – Azeite de oliva

 

Foto: freepik

 

Diminui o colesterol e melhora doenças cardiovasculares. Obs: ele deve ser armazenado em embalagem de vidro escuro, pois o claro viabiliza a entrada de luz que oxida o azeite e o faz perder propriedades. A lata também não é indicada. Quando aberta, o verniz se rompe e libera metais para o azeite.

6º – Cúrcuma

Possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória. Indicado para quem tem artrite, tendinite e está relacionado até no combate ao câncer de fígado.

 

Os piores

1º – Refrigerante

“Se há algo que deve ser eliminado é o refrigerante”, afirma a nutricionista. Ele causa acidificação do sangue causando muitos prejuízos como: câncer, envelhecimento, doenças crônico-degenerativas, ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos.

2º – Refrigerante diet/ zero

Além de tudo o que tem o normal, possui 18 substâncias químicas a mais, tóxicas ao organismo.

3º- Confeitados/ folhados

De toda a composição deles, 40% é de gorduras trans que causam depósito de gordura nas artérias e doenças cardiovasculares.

4º- EmbutidosMortadela, presunto, lingüiça, bacon são exemplos de embutidos que estão no mesmo grupo de causadores de câncer que o cigarro, por exemplo.

5º- Sorvete

Além de aditivos, possui gordura hidrogenada e muito açúcar. O ideal é fazer em casa, com frutas congeladas.