8 erros comuns ao tomar antibióticos

Fique atento a algumas ações que podem afetar, inclusive, no efeito do medicamento.

1 – Tomar sem prescrição médica
A automedicação pode trazer muitos riscos, desde alergias e intoxicações até a morte das bactérias naturais do corpo. Além disso, o remédio pode não ser o indicado para a doença – se for infecção causada por vírus, por exemplo, não surtirá efeito.

5 – Não respeitar o tempo de tratamento
Quando sente os sintomas desparecerem, muitos abandonam o tratamento antes do tempo indicado. Essa aparente melhora pode ser apenas a diminuição do número de bactérias ou da sua força no organismo. Interromper o antibiótico antes do tempo pode não tratar a doença e, pior, deixar a bactéria mais resistente.  Mas essa melhora pode significar apenas que a quantidade de bactérias no corpo diminuiu ou porque estão mais “fracas” – a doença ainda não está curada. Você pode voltar a ficar doente ou, pior, deixar a bactéria resistente ao tratamento.

2 – Combinar com outros medicamentos

O antibiótico pode interagir como outros remédios como analgésicos e anticoncepcionais, por exemplo, por isso sempre informe seu médico sobre o que está tomando. 

3 – Interação com alimentos

Sempre utilize água para ingerir o antibiótico pois reações químicas podem acontecer se tomados com sucos, refrigerantes, chás, leite e café. Verificar o horário correto de cada medicamento também é indicado pois eles podem variar a indicação de acordo com o horário do dia.

4 – Não prestar atenção nos sintomas
Se aparecerem erupção ou manchas na pele, coceira, dificuldade para respirar ou qualquer outra reação não esperados, procure um médico imediatamente. Pode ser uma reação alérgica e esperar os sintomas passarem pode agravar ainda mais o quadro.

6 – Esquecer a hora de tomar o remédio

O intervalo entre as doses é calculado de acordo com a duração do efeito. Ingerir antes da hora pode causar intoxicação ou, simplesmente, a não absorção pelo organismo. E deixar de tomar pode causar a volta dos sintomas.

7 – Tomar bebida alcoólica
Essa combinação perigosa ainda é ignorada. O antibiótico e o álcool são metabolizados no fígado. A digestão conjunta pode diminuir a eficácia do medicamento ou torná-lo tóxico.

8 – Não olhar a validade
Não são raros casos de intoxicação por causa de remédio vencido. As soluções antibióticas infantis (diluídas em água) exigem cuidado ainda maior – após serem preparadas precisam ser guardadas na geladeira e por pouco tempo. Siga as instruções do médico e da bula.