Como descongelar alimentos corretamente

Para conservar propriedades nutricionais, textura e sabor dos alimentos e manuseá-los de modo seguro, o descongelamento deve ser feito adequada e lentamente. Na pressa, eles podem perder suas propriedades, diminuindo fibras e vitaminas e deixando-os com um sabor desagradável. Além do risco de haver proliferação de bactérias e fungos.

Não descongele em temperatura ambiente
Quando tentamos acelerar o processo, tiramos elementos essenciais e alteramos a qualidade e o paladar dos alimentos.

Não coloque produtos sob a água
Pode aumentar a contaminação microbiana e ter perda de nutrientes.

Fique longe das ferramentas
Não use facas, espátulas ou martelos para quebrar as porções de comida congeladas. Isso servirá apenas para destroçar filés ou legumes que, quando na temperatura ideal, terão perdido forma e estrutura para cozinhar, assar ou fritar.

Descongele corretamente!
Retire o alimento do congelador com um dia de antecedência e coloque-o dentro da geladeira. Apesar de mais demorado, isso preservará os nutrientes dos alimentos. Não esqueça de retirar a embalagem somente quando a carne ou a ave estiver totalmente descongelada, depois é só descartar o líquido que soltar nesse processo.

O fogão como aliado
Certos alimentos podem, sim, ir direto do freezer para o cozimento. É o caso de carnes moídas, hambúrgueres ou salsicha, por exemplo. Caldos e sopas também podem ser retirados do pote de congelamento e ir direto ao caldeirão. Isso não afeta suas propriedades nutritivas.

Microondas: utilize apenas se estiver com pressa
Uma opção para descongelar é utilizar o microondas (leia no manual o tempo ideal para cada alimento). Alguns produtos não mantém a textura, aroma ou o sabor que teriam ao descongelar apropriadamente na geladeira. Além de molhos, os únicos alimentos que devem ir diretamente para o fogo (brando) são os vegetais. As frutas podem ser consumidas antes de completamente descongeladas, pois estragam rapidamente. E, muitas vezes, são usadas para sucos ou vitaminas e não precisam do descongelamento para isso.

Importante!
Depois de descongelados, nada de congelar novamente os alimentos, portanto aqueça somente o que será consumido.