
Um dos métodos mais modernos para a detecção preliminar do câncer de próstata é o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue capaz de identificar alterações nos níveis da proteína PSA, que é encontrada no sangue, no esperma e na próstata, nos quais contribui para tornar o esperma líquido.
Apesar de não haver um valor de PSA que indique com precisão a presença de um câncer de próstata, os especialistas convencionaram as medidas abaixo como os padrões de normalidade para a proteína de acordo com cada faixa etária:
40-50 anos – 0 a 2,5 ng/mL (PSA)
50-60 anos – 0 a 3,5 ng/mL (PSA)
60-70 anos – 0 a 4,5 ng/mL (PSA)
70-80 anos – 6,5 ng/mL (PSA)
Se forem identificados mais de 4 ng/ml, o mais recomendado é realizar outro exame para conseguir mais precisão no diagnóstico. Ainda segundo os médicos, ter níveis de PSA entre 4 e 10 ng/ml dá uma chance em 4 de confirmação do câncer de próstata. Já resultados superiores a 10 ng/ml apresentam 50% da presença de um câncer.
Substitui o toque?
Mesmo sendo bastante avançado, com possibilidade de identificar o câncer em até 60% dos casos, o exame de PSA não é o único método utilizado pelos médicos. Os especialistas ressaltam, por exemplo, que é possível que um homem apresente câncer de próstata mesmo tendo seu índice de PSA dentro da normalidade. Em casos nos quais a precisão do diagnóstico é incerta, o exame de toque não é apenas recomendado, mas necessário.
A conclusão é de que um exame não substitui o outro. Ambos atuam, na verdade, como complementares.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula masculina situada abaixo da bexiga e responsável por participar, junto com as vesículas seminais, da produção do sêmen. A glândula também está localizada em frente ao reto, por isso o exame de toque é quase infalível na identificação de anormalidades na área. Como seu tamanho muda com a idade, é normal que a glândula seja maior em indivíduos mais velhos.
O Novembro Azul do Affego-Saúde oferece aos beneficiários do plano maiores de 45 anos a oportunidade de realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) sem coparticipação, diretamente no ambulatório situado na sede da Affego. A campanha ocorrerá de 1º a 30 de novembro e as coletas serão feitas das 7h30 às 16 horas. Participe!
O PRECONCEITO PODE CUSTAR UMA VIDA. A PREVENÇÃO CUSTA 5 MINUTOS.
O AFFEGO-SAÚDE CUIDA DE VOCÊ.