O Laço e a Luta contra o Câncer

A história do laço começou em 1917, quando o músico George A. Norton lançou a canção “Round her neck she wears a yellow ribbon”, título que em tradução literal significa algo como “Ela usa uma fita amarela em volta do pescoço”.

Inspirada pela canção, a esposa de um refém de guerra iraniano colocou fitas amarelas em diversas árvores da cidade em que morava para simbolizar o desejo de ter o marido de volta. A atitude foi copiada por diversos amigos e parentes da região, atribuindo significado ao gesto.

A ideia de usar o laço como sinal de alerta chegou aos EUA nos anos 90, através de ativistas que lutavam contra a AIDS. Sua primeira associação com o câncer de mama foi pela fundação Susan G. Komen que realizou, em 1990, uma série de ações de conscientização e prevenção, instituindo o laço como símbolo desta luta.A cor rosa foi escolhida por ser importante representante da essência feminina na cultura ocidental.Após a popularização da luta contra o câncer de mama, outras cores passaram a ser usadas para representar a luta contra os demais tipos de tumores.

Atualmente, o calendário anual está da seguinte forma: Janeiro- Câncer de colo do útero (laço verde piscina) Fevereiro- Leucemia (laço laranja)- Câncer de vesícula biliar (laço verde)- 4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer- 15 de fevereiro: Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil Março- Câncer colorretal (laço azul marinho)- Câncer de rim (laço vermelho) Abril- Câncer de testículo (laço lilás)- Câncer de esôfago (laço azul claro)- Câncer de cabeça e pescoço (laço vermelho e branco)- 8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer Maio- Câncer de cérebro (laço cinza)- 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco Junho- Câncer de pele (laço preto) Julho- Sarcoma (laço amarelo)- Câncer de bexiga (laço rosa, verde e roxo)- Câncer ginecológico (laço verde escuro) Agosto- Linfoma (laço verde claro) Setembro- Câncer de pâncreas (laço roxo)- Câncer infantil (laço bege)- Câncer de ovário (laço verde claro)- Câncer de tireoide (laço rosa e azul) Outubro- Câncer de mama (laço rosa)- Câncer de fígado (laço verde musgo) Novembro- Câncer de próstata (laço azul)- Câncer de pulmão (laço branco)- Câncer de estômago (laço azul claro)- 27 de novembro: Dia Nacional de Luta Contra o Câncer Dezembro- Não há tipo específico.

Viagem