
Procure a CliniCASSI e conheça os benefícios
“Há 10 anos precisei dos serviços da CliniCASSI porque estava com câncer. Lá pude encontrar apoio psicológico e serviços de nutricionista para ajudar nesse momento frágil de minha vida”. Essa é a história da Darci Eiki Morita, que fez da CliniCASSI a primeira opção.
Casos como o de Darci são vividos diariamente nos serviços próprios da Instituição. Em 2016, foram mais de 550 mil consultas realizadas nas CliniCASSI. Hoje há 65 CliniCASSI no país.
Darci conta que mesmo depois de vencer o câncer ainda precisou dos serviços próprios para seu irmão e pai que sofreram com um acidente vascular cerebral.
“Nessa época, me lembro que ofereceram um ciclo de palestras para cuidadores e participei de todas as atividades, mais uma vez encontrei apoio que necessitava, além de contar com a atenção de médicos, enfermeiros, assistente social, e técnicos de enfermagem”.
O presidente da Associação de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (AFABB) no estado de SP, Rubens Rodrigues, também relata suas experiências e fala da importância que a Caixa de Assistência tem em sua vida. “O atendimento é personalizado, muito diferente das clínicas que já fui. Me sinto mais próximo dos profissionais que ali estão”.
No local é possível encontrar uma equipe multidisciplinar multiprofissional que busca conhecer a realidade do participante, desenvolvendo trabalhos de educação em saúde voltados para a melhoria da qualidade de vida.
“Somos organizados com foco na ESF e não no Modelo Médico Curativo, que é centrado apenas na doença. Por isso, a CliniCASSI valoriza as interações entre com os participantes e a construção de vínculos, gerencia seus riscos e realiza o acompanhamento longitudinal”, explica a gerente de Divisão de Atenção à Saúde e. e. da Unidade Bahia, Joana Darc Matias de Oliveira.
O modelo da CASSI busca a melhoria de vida do participante antes mesmo da doença. Age na prevenção, dando maior controle sobre doenças crônicas, redução de mortalidade e permanência em hospitais. Tudo feito com acompanhamento sistematizado, com planejamento das ações em saúde.
Para a gerente da Unidade Paraná, Lourdes De Marchi Capeletto, os serviços são centrados na atenção ao indivíduo como um todo, o que implica em medidas preventivas, ações de tratamento e encaminhamento para reabilitação.
O participante Epaminondas Souza Lopes utiliza os serviços próprios sempre que precisa. “O modelo de atenção praticado pela Caixa de Assistência propicia que o associado a tenha confiança no médico que lhe atende. Assim, passa a tê-lo como primeira opção”.
“Na CliniCASSI, realizo exames periódicos de saúde e consultas médicas em um só lugar. Além disso, recebo recomendações que proporcionam o cuidado com a minha saúde”, avalia o participante da Bahia, Geraldo Jorge Gomes.
Atividades coletivas
A CASSI promove ações de saúde ao longo do ano, voltadas aos seus públicos de relacionamento de todo o País. O calendário de saúde da Caixa de Assistência está alinhado às campanhas do Ministério da Saúde e contempla ainda ações específicas, voltadas ao perfil de doenças que mais afetam os participantes do Plano.
Na Instituição, as atividades coletivas são conduzidas pelas próprias Equipes de Saúde da Família. Os Serviços Próprios da CASSI realizam atividades coletivas, com propósito educativo, que organiza a assistência à saúde de modo a potencializar o estímulo à reflexão e à mudança de comportamento.
“Os convites são direcionados ao público de acordo com cada atividade proposta. São feitos por meio eletrônico, divulgados nas associações de aposentados do Banco do Brasil, Conselho de Usuários, email dos participantes cadastrados e via telemonitoramento”, explica Joana Darc Matias de Oliveira.
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